28 de jan. de 2009

O Local

Acima,
a casa sede
do projeto.








URBANIZAÇÃO E CIDADANIA


Somos o Projeto Azu, um atelier de confecção e criação de azulejos preparados e pintados artesanalmente pelos adolescentes da comunidade Vila Nossa Senhora Aparecida, localizada na região leste de São Paulo, no bairro de Ermelino Matarazzo. Atualmente em funcionamento o projeto conta com cerca de 15 adolescentes de diversas idades. O público - alvo é de 1.516* adolescentes dos sexos masculino e feminino constantemente expostos aos problemas sociais desta região – desemprego, gravidez precoce, evasão escolar, envolvimento com drogas. Nosso projeto atinge principalmente adolescentes em situação de risco. A intenção é usar a arte da azulejaria para trazer novas reflexões e perspectivas sobre o espaço urbano local e formação de mão-de-obra qualificada no processo artesanal com cerâmica.

Moram ali 16.301* habitantes, em casas de alvenaria, sem acabamento. A idéia é fabricar artesanalmente azulejos para que sejam usados em praças, escadarias e outros locais públicos da comunidade.

O projeto tem a finalidade de revitalizar o espaço urbano e pretende buscar a melhoria da qualidade de vida e auto-estima da comunidade. Contribuindo com a viabilização do acesso à arte, à cultura, à informação e ao conhecimento por meio da técnica da azulejaria. As peças de azulejos são preparadas e colocadas com a atuação dos próprios moradores, desde a criação e a preparação até o assentamento dos azulejos.

*dados fornecidos pela UBS que atende a região

André Estavaringo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinião sobre nosso trabalho!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores